Chamadas
Luz pode voltar a ser cortada por falta de pagamento para famílias de baixa renda

Infelizmente essa não é uma boa notícia para os milhares de consumidores de baixa renda, inscritos na Tarifa Social. É que a partir de outubro está cancelada a medida que impedia o corte de luz por inadimplência para esta camada da sociedade. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou a medida que havia suspendido o corte desde abril devido à pandemia da Covid-19.
Esse prazo foi estendido até 30 de setembro, mas inicialmente era para ter encerrado em 30 de junho. A Aneel informou que não há previsão para outra prorrogação. Portanto, quem não pagar a conta de luz, terá o fornecimento cortado.
Contudo, antes de suspender o fornecimento de energia, a distribuidora deve encaminhar a notificação ao consumidor com uma antecedência de 15 dias. Essa notificação deve ser escrita, específica e com entrega comprovada ou, alternativamente, impressa em destaque na fatura.
.No caso específico das famílias de baixa renda, a distribuidora pode negociar o parcelamento do débito em, no mínimo, três parcelas. A proibição do corte contemplou cerca de 12 milhões de famílias que se enquadram na tarifa social de energia elétrica.
No ano passado, a Aneel tinha adotado medida semelhante, mas inicialmente a proibição do corte por falta de pagamento englobava todos os consumidores residenciais e serviços essenciais. Em seguida, a agência prorrogou a suspensão até o final de 2020, mas apenas para consumidores de baixa renda.
INSS3 dias agoINSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas
Fique Sabendo3 dias agoNova regra do Fies Empreendedor terá cobrança de juros na carência
Contabilidade3 dias agoNFS-e Via: Nova API simplifica consulta de alíquotas do ISS
Contabilidade3 dias agoBurnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção
Contabilidade2 dias agoEFD-Contribuições e Reinf estão com os prazos vencendo. Confira!
Contabilidade3 dias agoAntecipadas as etapas técnicas para implantação do CNPJ Alfanumérico
Fique Sabendo3 dias agoProrrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT
Reforma Tributária2 dias agoRegulamentação do Imposto Seletivo é adiada e indefinição sobre alíquotas de 2027 preocupa
































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.