Chamadas
Reforma Tributária: quais produtos vão receber o imposto seletivo?

Uma das principais mudanças da Reforma Tributária é a criação do Imposto Seletivo (IS), também chamado de “imposto do pecado”. Esse tributo federal é cumulativo e será aplicado sobre determinados produtos e serviços considerados prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente.
Na prática, isso significa que alguns itens pagarão tanto o IVA (CBS + IBS) quanto o Imposto Seletivo, tornando sua carga tributária ainda mais elevada. O objetivo declarado do governo e do Congresso é desestimular o consumo desses bens, o que pode resultar no aumento do preço final ao consumidor.
Embora a base do Imposto Seletivo já esteja definida na reforma, as alíquotas e os detalhes de regulamentação ainda dependerão de leis complementares futuras.
Quais produtos serão tributados pelo Imposto Seletivo?
As alíquotas do IS serão definidas pelo Poder Executivo, respeitando os limites estabelecidos em lei. Confira os principais produtos que serão impactados:
Veículos automotores: A tributação considerará eficiência energética, reciclabilidade e emissão de poluentes. Veículos para taxistas e pessoas com deficiência terão alíquota zero.
Embarcações e aeronaves: Serão tributadas com base em critérios ambientais.
Cigarros e derivados do tabaco: Haverá um escalonamento de alíquotas entre 2029 e 2033, acompanhando a redução progressiva do ICMS.
Bebidas alcoólicas: O imposto será proporcional ao teor alcoólico de cada bebida.
Bebidas açucaradas: A tributação seguirá regras específicas a serem definidas.
Bens minerais (exceto exportação): A alíquota máxima será de 2,5%.
Loterias, apostas e fantasy sports: A regulamentação detalhada será definida em legislação própria.
Leia também:
- Restituição do IR não caiu na conta? Saiba como consultar e resolver o problema
- Ações que o contador já deve tomar para enfrentar a Reforma Tributária
- Falta de assessoria contábil joga quase metade dos MEIs na inadimplência
- Códigos CFOP 5102 e 6102: qual devo usar na venda de mercadorias?
- Aprovada a isenção de Imposto de Renda para profissionais de segurança pública
Quando o Imposto Seletivo será cobrado?
O Imposto Seletivo será aplicado sobre a produção, comercialização e importação dos produtos listados. Exportações serão isentas, com exceção de bens minerais, energia elétrica e telecomunicações.
A transição para o novo sistema tributário será gradual. Em 2026, a CBS e o IBS começarão a ser testados, sem recolhimento efetivo. Empresas precisarão incluir os novos tributos na nota fiscal apenas para simulação.
A partir de 2027, a mudança começa a valer e o antigo sistema tributário será extinto progressivamente até 2033. A cada cinco anos, o Congresso avaliará a necessidade de ajustes na reforma.
Com isso, o Imposto Seletivo promete impactar diversos setores e produtos, exigindo atenção redobrada das empresas e consumidores sobre os custos adicionais gerados pela nova tributação.
Fonte: IOB Notícias
Contabilidade3 dias agoReceita publica editais com novos prazos para negociação de dívidas tributárias
Contabilidade5 dias agoPor que a retirada de dividendos não é tão simples quanto os empresários pensam?
INSS3 dias agoINSS atualiza regras de comprovação para conceder salário-maternidade
MEI3 dias agoPGFN: MEIs têm até setembro para renegociar dívidas com desconto de até 70%
Contabilidade4 dias agoComitê da NFS-e prorroga prazo de adequação e publica novos ajustes no DANFSE
Economia4 dias agoO Raio-X do Fisco: Quanto o Campeão da Copa do Mundo vai deixar em impostos?
Reforma Tributária5 dias agoReforma Tributária: maioria dos contadores ainda não tem estratégia definida
Contabilidade3 dias agoECF 2026 sem erros: Entenda a estrutura dos blocos e o novo Registro Y730



























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.