Chamadas
1 em cada 10 mulheres brasileiras são acometidas com a endometriose
Em 2021, mais de 26 mil atendimentos e 8 mil internações relacionadas à endometriose foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A doença, que ocorre quando fragmentos do endométrio – tecido que reveste a parte interna do útero- saem da região uterina, já atinge cerca de 8 milhões de mulheres no Brasil com sintomas que podem ser confundidos com cólicas mais fortes. Especialistas reforçam que dores e sangramentos mais intensos devem ser avaliados, além da prevenção anual.
O endométrio, ao se movimentar para além do corpo uterino, pode chegar aos ovários, intestino e até bexiga. A coordenadora do curso de Enfermagem do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Teresina, Mauryane Lopes, explica que a presença dessa mucosa fora das paredes do útero é confirmada por exames de imagem, como o ultrassom pélvico. “Essa ocorrência é bem mais frequente do que imaginamos. Muitas mulheres queixam-se de cólicas menstruais mais intensas, desconforto durante o sexo, dificuldade para engravidar e até alteração intestinal. Sentir dor não é normal, assim como sangramentos excessivos. Qualquer sintoma deve ser avaliado por um profissional especializado”, alerta a professora.
Ainda que não tenha cura, o diagnóstico tardio da endometriose torna-se um problema para a redução dos impactos da doença. A enfermeira reforça que, em razão dos sintomas serem confundidos com cólicas menstruais um pouco mais fortes, e pelos exames preventivos habituais também não serem específicos para o reconhecimento das lesões, as pacientes descobrem a enfermidade em estágios mais avançados. “Imaginem só, uma em cada 10 mulheres no Brasil ter a endometriose. E essas são as que iniciaram algum tratamento. Esse número pode se tornar maior e, quanto mais se demorar o conhecimento de um diagnóstico, mais a doença vai se espalhando pela região abdominal, podendo causar a infertilidade e obstrução das trompas, relacionados à questão anatômica prejudicada pelo endométrio. Então, é extremamente importante a consulta regular com um ginecologista ou profissional especializado na saúde da mulher. Assim, teremos grande possibilidade de detecção e o tratamento precoce”, finaliza Mauryane Lopes
Embora não haja cura, a endometriose pode ser descoberta precocemente e tratada para que não interfira nas atividades rotineiras da paciente. Já os tratamentos podem variar de situação para situação, levando em conta os sintomas, duração das dores e a idade da mulher.
Contabilidade4 dias agoe-BEF: Regras e obrigatoriedade da nova obrigação acessória
Contabilidade2 dias agoReceita reduz pela metade prazo para empresas confirmarem notas fiscais
Contabilidade4 dias agoContador para abrir CNPJ é necessário?
Imposto de Renda4 dias agoReceita faz pente-fino e cobra R$ 238 milhões de devedores do Imposto de Renda
INSS4 dias agoINSS inicia pagamentos da 2ª parcela do 13º para aposentados e pensionistas
Imposto de Renda3 dias agoReceita notifica quase 1 milhão de contribuintes por dívidas no IR
Contabilidade4 dias agoComissão da Câmara aprova fim do “cálculo por dentro” em tributos
Contabilidade5 dias agoSPED passa por transição de sistema nesta sexta (29) e altera navegação


























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.