CLT
Confira quando deve ser pago o 13º e quem tem direito

Restam pouco menos de dois meses para o fim de 2015 e, com a proximidade das festas, a população começa a contar com o dinheiro extra do 13º salário. Mas você sabe qual o prazo para recebimento e o que fazer caso a empresa não deposite o montante?
Quem tem direito?
De acordo com o Ministério do Trabalho, tem direito ao 13º todo trabalhador que estiver submetido a contrato de trabalho em regime CLT, além de trabalhadores rurais e empregados domésticos, que também recebem o benefício. Aposentados também recebem o 13º salário. O valor a ser pago aos funcionários corresponde a um 1/12 avos do salário total do ano, ou seja, entra como um salário inteiro além dos 12 meses já pagos. Daí vem o nome de 13º salário.
Quando deve ser pago?
O benefício, também conhecido como gratificação natalina, deve ser pago pelo empregador em duas parcelas. A primeira deverá ser paga entre os meses de fevereiro e novembro e seu valor corresponde a metade do salário pago no mês anterior. Por exemplo, se o empregador pagar o adiantamento em outubro, o valor a ser pago deve ser equivalente a metade do salário pago em setembro. Pela lei, o empregador não é obrigado a pagar o adiantamento de todos seus funcionários no mesmo mês. O empregado pode escolher receber o adiantamento no mês de suas férias, desde que ele solicite isso com antecedência, em janeiro daquele ano.
O prazo para as empresas pagarem a primeira parcela do 13º salário é 30 de novembro. A segunda parcela deverá ser paga até o dia 20 de dezembro. É importante notar que os descontos de INSS e IR incidem apenas sobre a segunda parcela do 13º salário. Com isso, o valor líquido da segunda parcela será menor do que a primeira.
Como agir se receber o benefício com atraso ou não receber?
Para assegurar seus direitos o trabalhador deve prestar atenção se 13º salário foi pago corretamente, no que diz respeito ao valor e a data de pagamento. Caso perceba algum equívoco, atraso ou até mesmo em caso de não ter recebido o benefício, o primeiro passo a ser dado é formalizar uma denúncia ao Ministério do Trabalho. No caso das capitais, o trabalhador deve comparecer a uma Superintendência. Em demais cidades, ele deve buscar presencialmente uma Gerência ou Agência Regional do Trabalho e Emprego.(Com IG)
[useful_banner_manager banners=21 count=1]
Contabilidade5 dias agoeSocial atualiza padrão de segurança e exige nova certificação digital
Contabilidade5 dias agoContabilidade 2026: diferenças, prazos e quem precisa enviar a ECD e a ECF
MEI4 dias agoMEI: quais documentos são cruciais nessa modalidade?
INSS5 dias agoRegras mais rígidas do INSS acendem alerta para quem recebe BPC 2026
MEI4 dias agoOs reais desafios de ser MEI no Brasil
INSS5 dias agoFugindo de golpe: por que manter seu benefício do INSS bloqueado pode ser a melhor decisão
Contabilidade4 dias agoeSocial atualiza regras técnicas e se prepara para o CNPJ alfanumérico
Simples Nacional4 dias agoMunicípios em alerta sobre novas regras para o Simples Nacional com efeitos em 2027
































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.