Chamadas
COVID-19: Funcionário infectado pelo vírus não terá mais estabilidade no trabalho

Há algumas semanas o Governo Federal instituiu uma Portaria que previa a estabilidade no trabalho caso o funcionário testou positivo para Covid-19.
Entretanto, uma publicação no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 2, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a exclusão da medida que incluía o novo coronavírus na lista de doenças poderiam estar relacionadas ao local de trabalho.
Auxílio doença
A caracterização temporária da Covid-19 como uma doença que poderia ter sido contraída pelo funcionário no ambiente de trabalho, possibilitava o pedido para o recebimento do auxílio-doença acidentário disponibilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), bem como, demais benefícios para o trabalhador e os respectivos dependentes.
De acordo com o especialista em relações trabalhistas, Ricardo Calcini, “na prática, não sendo a Covid-19 inserida na LDRT [Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho], isso dificulta que o INSS, voluntariamente, conceda o benefício, salvo se houver decisão administrativa ou judicial em sentido contrário”.
Se comparado ao auxílio-doença previdenciário, ocasionado por doença que não corresponda à ocupação trabalhista, o benefício acidentário oferece um cálculo financeiro mais vantajoso do que a aposentadoria por invalidez, isso se, a situação do paciente tiver sido agravada resultando na incapacidade permanente de exercer a referida atividade profissional.
É importante destacar que a Reforma da Previdência distinguiu expressivamente o cálculo da aposentadoria por invalidez previdenciária [aquela que não tem relação com o trabalho], do benefício oriundo do acidente de trabalho, bem como, doença ocupacional. No que se refere à incapacidade resultante de questões trabalhistas, o auxílio concedido corresponde ao percentual de 100% sobre a média salarial do trabalhador.
Entretanto, se a invalidez não equivaler ao cargo exercido, a taxa concedida pelo benefício é inferior, de apenas 60% perante a média salarial para aqueles trabalhadores que contribuíram com a previdência por, pelo menos, 20 anos, acrescentando 2% para cada ano ultrapassado do referido período.
Em caso de morte resultante da doença ocupacional, está autorizado o pagamento da pensão por morte perante o INSS, incluindo as regras que se mostrarem ser mais vantajosas aos dependentes.

Além disso, o cargo exercido facilita que o empregador seja responsabilizado pelas devidas ações trabalhistas, impondo que a empresa pague uma indenização e arque com todas as despesas médicas do funcionário.
Afirmação
Segundo Ricardo Calcini, a anulação da portaria não retira a responsabilidade da empresa se for comprovado que o vírus foi contraído durante o exercício do trabalho. “Aliás, esse nexo continua sendo presumido em atividades envolvendo, por exemplo, os profissionais da área de saúde em razão da exposição direta e de forma mais acentuada ao vírus, se comparada às demais profissões”, destacou o especialista em relações trabalhistas.
Para ele, a atual Portaria de autoria do Ministério da Saúde desvalida o posicionamento do Governo no que se refere às diretrizes que relacionam a doença com o trabalho.
Ao analisar algumas medidas emergenciais de combate e enfrentamento à pandemia, o Governo Federal informou através da Medida Provisória 927, que a Covid-19 não poderia ser categorizada como uma doença de trabalho.
No que compete aos demais artigos que dispunham sobre tais restrições, foram todos derrubados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Entretanto, a decisão do Supremo não reconheceu automaticamente a medida que caracteriza a Covid-19 como uma doença ocupacional. Por fim, se for o caso, o trabalhador deve comprovar a responsabilidade do empregador diante da contaminação do vírus.
Por Laura Alvarenga
Fique Sabendo3 dias agoNova regra do Fies Empreendedor terá cobrança de juros na carência
INSS3 dias agoINSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas
Contabilidade3 dias agoNFS-e Via: Nova API simplifica consulta de alíquotas do ISS
Contabilidade3 dias agoBurnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção
Contabilidade2 dias agoEFD-Contribuições e Reinf estão com os prazos vencendo. Confira!
Contabilidade3 dias agoAntecipadas as etapas técnicas para implantação do CNPJ Alfanumérico
Fique Sabendo3 dias agoProrrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT
Fique Sabendo3 dias agoNovo lote do PIS/Pasep é liberado nesta quarta. Veja regras e calendário


























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.