Negócios
Crise: O impacto da confiança na liderança empresarial

líder, confiança, liderança empresarial, âmbito profissional,
Todos os dias cada um de nós concede confiança a alguém e nega a confiança a outro, mas sobre quais critérios decidimos dar, negar ou até receber a confiança de alguém?
O tema confiança é fundamental na vida de todos, em diferentes níveis. No âmbito profissional, por exemplo, o quanto mais confiar na sua equipe, mais delegará atividades a ela, tirando assim a sua sobrecarga.
Isto é, a confiança cria também um ambiente social e profissional mais confortável.
O sentimento de confiança na sociedade atual e em nosso momento histórico não é algo fácil de encontrar e de viver. Estamos no meio de uma “crise” de confiança e no mundo corporativo não é diferente.
Por isso, saber inspirar confiança é uma das estratégias de sucesso mais importantes na vida e no trabalho.
Essa qualidade é essencial para aquele que quer brilhar e se diferenciar da massa. Mas como podemos inspirar confiança nas pessoas, nos colaboradores, clientes e nas equipes? Qual é o elemento principal que permite viver a confiança em um relacionamento pessoal e profissional?
A essência desse elemento é que a criação de um vínculo de confiança deve partir do indivíduo, ou seja, se a pessoa deseja estabelecer confiança, deverá ter a intencionalidade de construir essa relação com os outros, e não esperar o contrário.
É o líder, por exemplo, que precisa ser proativo nesse sentido, criar empatia e construir essa ponte para se conectar com os colaboradores, começando a inspirar confiança, segurança nas decisões e confiabilidade nas suas atitudes, desenvolvendo em si mesmo e na equipe, engajamento, motivação e alta performance a longo prazo.
Nas organizações já se confirmou o quanto as competências socioemocionais constroem uma cultura de confiança na empresa, permitindo um ambiente de trabalho mais cooperativo, satisfatório, motivado e produtivo.

Hoje em dia a neurociência já confirma a importância dessas competências, com estudos e pesquisas que comprovam: a confiança entre as pessoas no ambiente de trabalho permite que o colaborador se sinta mais feliz, realizado e orgulhoso de estar onde trabalha.
Paul J. Zak, diretor e fundador do Center for Neuroeconomics Studies, a partir da sua pesquisa nomeada “Neurociência da Confiança”, criou um modelo de comportamentos gerenciais que auxilia os líderes a desenvolverem uma liderança de sucesso.
Discorro a a seguir sobre três deles, que podem ser aplicados facilmente no dia a dia:
Reconhecer a excelência: a neurociência demostra que o reconhecimento por parte do líder e dos colegas do resultado de um objetivo atingido pela pessoa, é fundamental não só para ela, mas inspira os outros a buscar também a excelência.
Dar autonomia para os colaboradores fazerem o próprio trabalho: a autonomia promove – além de motivação – a inovação, pois permite ao colaborador ter a liberdade de testar diferentes possibilidades ou soluções, saindo do piloto automático e esquemas mentais antigos como o famoso: “sempre foi feito assim” .
Compartilhar as informações: 40% dos funcionários reportaram na pesquisa de Zak não conhecer as estratégias, métodos e objetivos de suas empresas e isso leva a criar condições de estresse e a não trabalhar bem, seja individualmente ou em equipe.
A confiança se constrói aos poucos.
É um recurso que aumenta e se fortalece com o tempo, com atitudes, ações e com o comprometimento individual de tecer relações com ética, coerência, credibilidade e transparência para construir alicerces sólidos para uma convivência pacífica e respeitosa, capaz de superar as diferenças e atingir realização individual e coletiva.
Por: Eduardo Shinyashiki, palestrante internacional, consultor, escritor e presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki.
Fique Sabendo5 dias agoProjeto dobra pena para motoristas condenados por morte no trânsito
Simples Nacional4 dias agoReforma Tributária cria novo desafio para empresas do Simples Nacional
Contabilidade3 dias agoe-BEF: Regras e obrigatoriedade da nova obrigação acessória
Imposto de Renda3 dias agoReceita faz pente-fino e cobra R$ 238 milhões de devedores do Imposto de Renda
Contabilidade3 dias agoContador para abrir CNPJ é necessário?
CLT4 dias agoA partir de terça, trabalhador pode usar o FGTS para quitar dívida no Desenrola 2.0
INSS3 dias agoINSS inicia pagamentos da 2ª parcela do 13º para aposentados e pensionistas
Imposto de Renda3 dias agoFim da Dirf e transição para o eSocial geram falhas no Imposto de Renda




























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.