Chamadas
Desconto gás: inscrição no CadÚnico é requisito para a obtenção da assistência social

Atualmente, o produto tem atingido preços bastante elevados, o que prejudica uma boa parcela da população brasileira. Diante da crescente dificuldade para adquirir a mercadoria, O Projeto de Lei 1374/21 foi desenvolvido para auxiliar a população de baixa renda que precisa de assistência.
Em algumas regiões o gás de cozinha já chega ao valor de R$130,00. Muitas famílias que sobrevivem com recursos como o do Bolsa Família não conseguem custear o produto que é considerado básico para a subsistência.
Inscrição é critério para garantir a assistência
O Desconto Gás previsto pela PL em tramitação será liberado para aqueles que estiverem inscritos no Cadastro Único que é a forma pela qual o governo federal efetua a triagem dos requerentes.
A inscrição é pré-requisito para ter acesso à assistência voltada para a obtenção do botijão de gás, o crédito para a compra da mercadoria será disponibilizada através de um cartão eletrônico fornecido aos contemplados do benefício.
Mais detalhes sobre o subsídio
Pensado pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP) em parceria com os demais deputados que compõe a bancada do partido. A justificativa da proposta se baseia no alto índice de inflação que está aumentando o preço de diversas mercadorias no país.
Segundo os desenvolvedores da proposta, o governo precisa garantir a subsistência dessas famílias. A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) o percentual de aumento de preço de maio do ano passado até agosto desse ano foi de 34%.
Dessa maneira, muitas pessoas vêm procurando formas alternativas de continuar a cozinhar seus alimentos sem depender do produto. Infelizmente, esse tipo de tentativa tem provocado acidentes terríveis que acometem principalmente a população mais vulnerável.
O programa será custeado com os repasses de parte dos royalties e de recursos obtidos através da exploração de gás natural e petróleo. Além disso, serão utilizados os valores arrendados através da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico que recai sobre a comercialização e importação de derivados de petróleo e petróleo.
O aumento de preços do botijão de gás devido ao câmbio e a desvalorização do real, além disso, o percentual da inflação não ajuda a amenizar a situação.
O Desconto Gás poderá permitir que as famílias com menos recursos continuem a usufruir do produto, reduzindo o risco de acidentes para essa parcela da população.
INSS5 dias agoINSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas
Reforma Tributária4 dias agoRegulamentação do Imposto Seletivo é adiada e indefinição sobre alíquotas de 2027 preocupa
Fique Sabendo5 dias agoNova regra do Fies Empreendedor terá cobrança de juros na carência
Contabilidade5 dias agoNFS-e Via: Nova API simplifica consulta de alíquotas do ISS
Contabilidade4 dias agoEFD-Contribuições e Reinf estão com os prazos vencendo. Confira!
Contabilidade5 dias agoBurnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção
Fique Sabendo5 dias agoProrrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT
Contabilidade5 dias agoAntecipadas as etapas técnicas para implantação do CNPJ Alfanumérico
































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.