CLT
Desempregado tem direito ao saque do FGTS. Veja como é possível
Saiba que quem está desempregado há três anos ou mais pode acessar o saldo do Fundo de Garantia. Entenda.

Quem está sem um emprego com carteira assinada há três anos pode sacar todo dinheiro que tem no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Essa situação é diferente de quando o trabalhador saca o valor do fundo de garantia quando é despedido sem justa causa.
Cada emprego com carteira assinada que o trabalhador tem ao longo da carreira gera uma conta diferente em seu nome no fundo de garantia. As de empregos antigos são chamadas de contas inativas, enquanto a do atual é a ativa.
A retirada do recurso é permitida tanto por meio do saque-aniversário ou do saque-rescisão.
Isso porque a lei nº 8.036 de 1990, que estabelece as regras do fundo, permite a retirada do saldo caso o trabalhador permaneça por três anos seguidos sem carteira de trabalho assinada. Nesse caso, o saque completo pode ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta.
Também é possível retirar uma parcela do valor das contas do FGTS anualmente por meio do saque-aniversário. Para isso, é necessário que o trabalhador solicite a modalidade à Caixa Econômica Federal até o último dia do mês do seu aniversário para receber o valor referente ao ano da solicitação.
Leia também:
- PIS/Pasep: novo lote do abono salarial disponível hoje (15)!!
- Saúde mental virou obrigação. Sua empresa está realmente preparada para a nova NR-1?
- Quando o Fisco bate à porta por uma conta que ninguém autorizou
- CFC propõe 133 mudanças no regulamento da CBS
- Divulgado resultado definitivo da prova objetiva do EQT 1/2026
Como o desempregado pode sacar o FGTS?
Saque-rescisão
Para ter acesso ao valor completo das contas do FGTS, o trabalhador precisa se direcionar a uma das agências da Caixa Econômica Federal portando os seguintes documentos:
- CTPS comprovando o desligamento da empresa e a inexistência de vínculo ao regime do FGTS por, no mínimo, três anos ininterruptos.
- Documento que comprove a condição de diretor não empregado e comprovante de permanência, por um período de três anos ininterruptos, fora do regime do FGTS.
- Documento de identificação do titular da conta.
- Número de inscrição PIS/PASEP/NIS.
Após a liberação do valor, o beneficiário pode acessar o aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS) para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de titularidade própria em qualquer banco.
Demais situações para o saque-rescisório e respectivos documentos necessários estão disponíveis no site da Caixa.
O trabalhador pode sacar valor igual ou inferior a R$ 3 mil pode ser feito nas unidades lotéricas, nos Correspondentes Caixa Aqui, nos postos de atendimento eletrônico e nas salas de autoatendimento para trabalhadores que possuem cartão do cidadão e senha.
O saque sem cartão é possível nas salas de autoatendimento das agências Caixa, sendo necessário informar o número do PIS/PASEP/NIT/NIS e senha. Nesse caso, o saque máximo é de R$ 1.500.
Saque-aniversário
Neste caso, você não pode sacar o saldo total do fundo em caso de demissão sem justa causa. Nessa modalidade, o trabalhador recebe apenas uma parte do FGTS, já com o valor do saque-aniversário descontado.
Contabilidade3 dias agoeSocial atualiza padrão de segurança e exige nova certificação digital
Contabilidade4 dias agoEFD-Contribuições e Reinf : envio até a próxima segunda-feira (15)
Contabilidade4 dias agoECD 2026: empresas devem se preparar para entrega da escrituração até 30 de junho
Contabilidade5 dias agoContabilidade: como se destacar no mercado em 2026
Contabilidade4 dias agoEmpregadores têm até 20 de junho para enviar dados ao eSocial
Contabilidade3 dias agoContabilidade 2026: diferenças, prazos e quem precisa enviar a ECD e a ECF
INSS5 dias agoUso de remédios controlados garante aposentadoria de até R$ 8.475?
Contabilidade5 dias agoAtualizada tabela da EFD-Contribuições após mudanças































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.