Chamadas
Dia Mundial do Diabetes: Um em cada cinco pacientes com câncer são diabéticos tipo 2
No próximo Dia Mundial do Diabetes (14/11), ações para prevenção e enfrentamento da doença serão promovidas por diversas entidades, assim como avanços no tratamento, inovações científicas e novas descobertas sobre a doença. Um dos estudos nesse sentido foi recentemente publicado no Journal of The National Cancer Institute (JNCI), que mostra a relação entre o diabetes e o câncer, especialmente para casos de tumores de pâncreas, mama, cólon e bexiga. As estimativas indicam que um em cada cinco pacientes oncológicos são diabéticos tipo 2.
Segundo o oncologista Bernardo Garicochea, do Grupo Oncoclínicas, esse assunto vem sendo pesquisado há algum tempo pela medicina, mas não há motivo para pânico. “O câncer e o diabetes (principalmente tipo 2, o mais prevalente) têm vários fatores de risco em comum, como obesidade, tabagismo, envelhecimento, sedentarismo e alimentação não saudável. Então, muitas vezes, elas podem acontecer simultaneamente.”, explica.
Ainda de acordo com o médico, a obesidade, comum em casos de diabetes tipo 2, é um grande fator de risco para alguns tipos de tumores, como do endométrio. “Ou seja, o estudo faz um retrato epidemiológico das duas doenças, mostrando a prevalência entre elas, mas não uma relação de causa. Esse conhecimento é muito importante, pois o paciente com diabetes e câncer precisa ser acompanhado pelo seu endocrinologista, para ajuste de remédios e efeitos que a quimioterapia, por exemplo, pode ter”, comenta o oncologista.
O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue (ou açúcar no sangue), que pode levar ao longo do tempo a danos em órgãos como o coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos. Nas últimas três décadas, a prevalência de diabetes tipo 2 aumentou drasticamente em todo o mundo. O diabetes tipo 1, conhecido como insulino-dependente, é uma condição na qual o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Cerca de 90% a 95% dos pacientes com diabetes têm o tipo 2, enquanto 5% a 10% têm o tipo 1.
Relação entre as doenças: mão dupla
Uma revisão do tipo “guarda-chuva”, que analisou 27 estudos de metanálise, concluiu que o diabetes tipo 2 aumenta em 10% o risco relativo de desenvolver câncer. Porém, a relação também pode ser invertida: vários novos tratamentos contra o câncer ou o uso de corticoides podem levar ao diabetes ou agravar o diabetes preexistente. Nos últimos anos, com o surgimento das hormonioterapias, imunoterapias e terapias-alvo, o tratamento para o câncer mudou. Apesar dos avanços – que resultaram em aumento das taxas de cura, sobrevida e qualidade de vida dos pacientes -, estes tratamentos podem causar hiperglicemia.
Para prevenir o surgimento das doenças, as medidas são as mesmas: manter o peso adequado, alimentação saudável, prática de exercícios físicos, cuidado com a saúde mental e a baixa ingestão de açúcar. “Apesar de não podermos estabelecer essa causalidade, o que temos é um cenário de duas doenças muito comuns e que podem ser diretamente influenciadas por esses fatores, que são exógenos. Evitar bebidas alcoólicas e tabagismo, além das medidas já citadas, também contribuem para diminuir as chances de surgimento do diabetes e do câncer”, finaliza Bernardo Garicochea.
Fundada em 2010, a Oncoclínicas (ONCO3) é o maior provedor de tratamento oncológico do Brasil e da América Latina.
Imposto de Renda5 dias agoAprovada a isenção de Imposto de Renda para profissionais de segurança pública
Contabilidade5 dias agoReceita Federal paralisa sistema nos próximos dias. Impacto na rotina empresarial
Fique Sabendo3 dias agoNova reforma da Previdência pode elevar idade mínima e alterar regras do MEI
Contabilidade5 dias agoSetor de eventos tem sinal verde para reaver impostos
Contabilidade5 dias agoReceita lança pesquisa para avaliar integridade e convoca contadores
Contabilidade4 dias agoAções que o contador já deve tomar para enfrentar a Reforma Tributária
Contabilidade2 dias agoNova tributação de dividendos acima de R$ 50 mil gera disputa no STF
Geral5 dias agoMontador de móveis barato: como economizar sem abrir mão da qualidade



























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.