Chamadas
Em caso de falecimento do cônjuge, tenho direito à herança dos sogros?

Para um melhor entendimento desta questão atrelada ao direito de família, vamos colocar uma situação hipotética. Supondo que uma mulher cujo marido faleceu, deseja reivindicar a herança deixada pelos sogros, devido a ausência do cônjuge que veio a óbito.
Esta situação pode se desdobrar em casos em que o cônjuge sobrevivente possui filhos com o parceiro (a) que faleceu, ou seja, possui um forte laço com a família do segurado que teria direito à herança dos pais, caso ainda estivesse vivo. Diante de tais conjunturas, a viúva (o) fundamenta que talvez possua o direito aos bens deixados pelos sogros.
O que diz a legislação brasileira sobre estes casos?
Indo direto ao ponto, o cônjuge sobrevivente em si, não possui direito sobre a herança deixado pelos sogros, tendo em vista, que o casamento se encerra mediante a morte do parceiro (a), de acordo com previsto no inciso I do artigo 1.571 do Código Civil.
O direito a herança concedido ao cônjuge sobrevivente somente valerá sob os bens que pertencem ao falecido, no momento da morte, de modo que não se extendem a uma futura herança pertencente aos sogros. Isto ocorre, pois, os bens não integravam o patrimônio do falecido, em vida.
Contudo, o mesmo não se aplica aos filhos do casal, que estes poderão representar o pai/mãe falecido. Em suma, os filhos terão direito a parte que o pai receberia, caso ele ainda estivesse vivo.
Em casos de dois ou mais dependentes, essa parte de direito a eles, deverá ser repartida igualmente entre os filhos do falecido
Simples Nacional4 dias agoReforma Tributária cria novo desafio para empresas do Simples Nacional
Contabilidade3 dias agoe-BEF: Regras e obrigatoriedade da nova obrigação acessória
Imposto de Renda3 dias agoReceita faz pente-fino e cobra R$ 238 milhões de devedores do Imposto de Renda
Contabilidade3 dias agoContador para abrir CNPJ é necessário?
INSS3 dias agoINSS inicia pagamentos da 2ª parcela do 13º para aposentados e pensionistas
CLT4 dias agoA partir de terça, trabalhador pode usar o FGTS para quitar dívida no Desenrola 2.0
Contabilidade3 dias agoComissão da Câmara aprova fim do “cálculo por dentro” em tributos
Imposto de Renda3 dias agoFim da Dirf e transição para o eSocial geram falhas no Imposto de Renda
































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.