Sem categoria
Erros na nova versão da ECD 10.2.0 causam transtornos para contadores

A nova versão do programa da Escrituração Contábil Digital (ECD), a 10.2.0, lançada pela Receita Federal no final de novembro de 2023, está causando problemas para contadores e empresas. Diversos usuários estão relatando erros de transmissão ao tentar enviar seus arquivos, o que gera transtornos e atrasos na entrega das obrigações fiscais.
O principal erro apresentado é:
- “ERRO! O ARQUIVO NAO FOI TRANSMITIDO. Este arquivo não foi gerado por uma versão oficial do Programa Gerador.”
Esse erro indica que o sistema está identificando o arquivo como inválido, possivelmente por incompatibilidade com a nova versão do programa.
Outras falhas também foram registradas, como:
- Erro na geração do arquivo: o programa trava ou apresenta falhas durante a geração do arquivo ECD.
- Problema na validação: o programa não valida o arquivo corretamente, mesmo que esteja tudo em ordem.
- Falha na transmissão: o envio do arquivo para a Receita Federal falha, mesmo com internet funcionando corretamente.
Recomendações para solucionar os erros:
- Atualizar o programa: A Receita Federal já lançou a versão 10.2.1 do programa ECD, que corrige os erros de transmissão.
- Validar o arquivo: Antes de transmitir o arquivo, faça a validação no próprio programa ECD para garantir que não há erros.
- Contato com o suporte: Se o problema persistir, entre em contato com o suporte do programa ECD ou com um profissional de contabilidade.
- Mantenha o programa ECD atualizado: para evitar problemas futuros, é importante sempre utilizar a última versão disponível do programa
A versão 10.2.0 da ECD trouxe algumas mudanças importantes, e é fundamental que os contadores e empresas se adaptem às novas regras para evitar problemas na entrega das obrigações fiscais.
Imposto de Renda4 dias agoEvite multas: veja as regras e novidades da Declaração do ITR 2026
Contabilidade5 dias agoComo a inteligência artificial está redefinindo a profissão contábil
Contabilidade5 dias agoO que configura crime fiscal e como manter a regularidade na sua empresa
Contabilidade4 dias agoFGTS Digital ficará indisponível para manutenção
Auxílios do Governo4 dias agoBenefício de R$ 300 por mês abre novo lote de cadastro para mães elegíveis
Contabilidade4 dias agoECF: publicado o manual do leiaute 12 com novas tabelas dinâmicas
Simples Nacional5 dias agoComo abrir seu CNPJ em 2026 sem erro ou dor de cabeça
Negócios4 dias agoGolden Brasil anuncia novo ciclo de crescimento, expansão global e oportunidades estratégicas



























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.