Chamadas
Fiocruz divulga boletim que sinaliza novo aumento de casos de SRAG por conta do Covid-19
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou o boletim InfoGripe que sinaliza novo aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por Covid-19 no Brasil. A melhor forma de proteção contra casos graves e mortes pela doença é a vacinação. O Ministério da Saúde já disponibilizou doses para a vacinação dos grupos prioritários e para completar o ciclo vacinal de quem está com a dose de reforço atrasada.
De acordo com a fundação, Mato Grosso do Sul e Pará se juntaram à lista de 18 estados com tendência de alta nos casos. Segundo o boletim, nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre as notificações positivas para vírus respiratórios foi de:
Leia mais: Sesapi Recebe 83 Mil Doses De Vacinas Contra Covid-19 Para Imunização De Crianças No Piauí
- Influenza A: 2,8%;
- Influenza B: 3%;
- Vírus Sincicial Respiratório (VSR): 26,8%;
- Coronavírus: 49,7%.
Já em relação aos óbitos:
- Influenza A: 3,9%;
- Influenza B: 3,1%;
- Vírus Sincicial Respiratório (VSR): 0,8%
- Coronavírus: 91,4%.
É importante lembrar que outras formas de prevenção também são muito importantes para conter a transmissão do vírus, como ficar atento aos sintomas, entre eles febre, coriza, dor de cabeça e no corpo, realizar a testagem, evitar o contato com casos suspeitos e respeitar o período de isolamento para casos confirmados.
Vacina é vida
O Ministério da Saúde ressalta a importância da vacinação, inclusive com as doses de reforço, para conter o avanço da doença. Desde fevereiro, o Movimento Nacional pela Vacinação reforça a importância da imunização em grupos prioritários e em quem precisa completar o ciclo vacinal contra a Covid-19.
O foco inicial está nas pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições permanentes, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Conforme o avanço da vacinação, novos grupos poderão ser incluídos. Por isso, todos precisam ficar atentos às informações de cada município.
Leia mais: Hospitalizações Por Covid-19 Aumentam Em Cinco Estados
É importante lembrar que esta também é uma oportunidade para quem não faz parte do grupo prioritário e ainda não completou o esquema vacinal primário, com duas doses, ou não recebeu a dose de reforço. Nesse sentido, o Ministério da Saúde enfatiza a necessidade da imunização complementar. As vacinas contra Covid-19 estão disponíveis gratuitamente em todas as unidades de saúde.
Fonte: Ministério da Saúde
Fique Sabendo3 dias agoNova regra do Fies Empreendedor terá cobrança de juros na carência
Contabilidade3 dias agoNFS-e Via: Nova API simplifica consulta de alíquotas do ISS
Contabilidade3 dias agoBurnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção
INSS3 dias agoINSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas
Contabilidade2 dias agoEFD-Contribuições e Reinf estão com os prazos vencendo. Confira!
Contabilidade3 dias agoAntecipadas as etapas técnicas para implantação do CNPJ Alfanumérico
Fique Sabendo3 dias agoProrrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT
Fique Sabendo3 dias agoNovo lote do PIS/Pasep é liberado nesta quarta. Veja regras e calendário



























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.