Chamadas
IA generativa deve melhorar trabalho de profissionais contábeis e jurídicos, mas há lacuna de confiança para sua adoção
Pesquisa revela que apenas 4% dos entrevistados estão usando ferramentas de Inteligência Artificial, apesar de 78% reconhecerem ganhos na aplicação

A pesquisa ChatGPT e Generative AI nos mercados jurídico, corporativo e tributário mostra que 78% dos profissionais em escritórios jurídicos, tributários e de contabilidade nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá acreditam que ferramentas de IA generativas podem melhorar o trabalho jurídico ou contábil, com a proporção ligeiramente maior para o jurídico (82%) do que para o contábil (73%). Além disso, cerca de metade (52%) de todos os entrevistados acreditam que a IA generativa deve ser usada para o trabalho legal e tributário.
Embora o potencial das ferramentas de IA generativa seja reconhecido, há um ar de incerteza, sublinhando a necessidade de estabelecer confiança, bem como de promover a educação e o planejamento estratégico na sua implementação.
Apesar da pesquisa compartilhar fortes sentimentos sobre a utilidade potencial da IA generativa, apenas 4% dos entrevistados estão atualmente usando IA generativa em suas operações, com outros 5% planejando fazê-lo. Curiosamente, os escritórios de impostos e contabilidade estão mais abertos à ideia, com uma taxa de adoção ou de planos de adoção de 15%.
Leia também: A Importância Da Inteligência Artificial Na Contabilidade
“A IA generativa tem a capacidade disruptiva e de redefinir o cenário profissional, mas está claro em nossas descobertas que há uma lacuna de confiança com os profissionais”, disse Steve Hasker, presidente e CEO da Thomson Reuters.
O relatório detectou essa percepção de risco como possivelmente o principal obstáculo na adoção de ferramentas de IA generativa. Um número significativo de 69% dos entrevistados expressou preocupações com o risco, sugerindo que o medo pode estar impedindo uma adoção mais generalizada.
Apesar das preocupações em torno dos riscos à privacidade, segurança e precisão, somente 20% dos entrevistados disseram que sua empresa ou escritório alertou os funcionários contra o uso não autorizado de IA generativa no trabalho, e 9% de todos os entrevistados relataram que sua organização proibiu o uso não autorizado de IA generativa.
Leia também: Os Desafios Contemporâneos Da Contabilidade
O estudo ouviu 1.801 entrevistados, entre março e maio desse ano, para compreender melhor como a tecnologia é percebida e aplicada dentro da indústria de serviços profissionais. O Thomson Reuters Institute realizou entrevistas on-line com uma amostra de 24% de escritórios contábeis impositivos, e 18% de departamentos de impostos corporativos. A maioria dos entrevistados, 70% no total, era dos EUA, sendo 20% do Reino Unido e 10% do Canadá.
Informações de: Thomson Reuters
Fique Sabendo5 dias agoProjeto dobra pena para motoristas condenados por morte no trânsito
Simples Nacional4 dias agoReforma Tributária cria novo desafio para empresas do Simples Nacional
Contabilidade3 dias agoe-BEF: Regras e obrigatoriedade da nova obrigação acessória
Imposto de Renda3 dias agoReceita faz pente-fino e cobra R$ 238 milhões de devedores do Imposto de Renda
Contabilidade3 dias agoContador para abrir CNPJ é necessário?
CLT4 dias agoA partir de terça, trabalhador pode usar o FGTS para quitar dívida no Desenrola 2.0
INSS3 dias agoINSS inicia pagamentos da 2ª parcela do 13º para aposentados e pensionistas
Imposto de Renda3 dias agoFim da Dirf e transição para o eSocial geram falhas no Imposto de Renda



























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.