Assinantes Jornal Contábil
Receita pode prorrogar pagamento do eSocial após falha em sistema

O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, informou nesta segunda-feira (7) que vai propor a prorrogação do pagamento do tributo dos empregados domésticos, por parte dos patrões, do dia 7 para o dia 10 de novembro – relativo ao mês de competência de outubro.
Curso de contabilidade prática para universitários
Mais cedo, o Fisco confirmou que o eSocial, sistema para pagamento dos tributos de empregados domésticos, registra problemas na emissão das guias nesta segunda, último dia para quitar débito relativo ao mês base outubro.
O Fisco informou que, até o momento, foram pagas 90% das guias. O órgão acrescentou que houve o registro de lentidão na página do eSocial, mas informou que o problema “está sendo resolvido”. Se a data não for prorrogada, e o pagamento não for feito até esta segunda, os contribuintes podem ser multados.
A Receita Federal lembrou que o DAE (documento de arrecadação) tem código de barras e que, por isso, o pagamento pode ser realizado em qualquer agência ou canais eletrônicos disponíveis pela rede bancária.
O órgão observou que, para fazer o recolhimento dos encargos sob sua responsabilidade, o empregador doméstico precisa fazer seu cadastro no eSocial e em seguida registrar também os dados de seu empregado. “Só após esse cadastro, é possível fazer a emissão da guia única de pagamento”, acrescentou.
O governo lembrou também que esse cadastro é realizado apenas uma vez pelo empregador. “Nos meses seguintes, como os dados já estão inseridos no sistema, a guia já pode ser emitida diretamente”, explicou a Receita Federal. Via G1
Contabilidade3 dias agoReceita publica editais com novos prazos para negociação de dívidas tributárias
INSS3 dias agoINSS atualiza regras de comprovação para conceder salário-maternidade
MEI3 dias agoPGFN: MEIs têm até setembro para renegociar dívidas com desconto de até 70%
Contabilidade5 dias agoPor que a retirada de dividendos não é tão simples quanto os empresários pensam?
Contabilidade4 dias agoComitê da NFS-e prorroga prazo de adequação e publica novos ajustes no DANFSE
Economia4 dias agoO Raio-X do Fisco: Quanto o Campeão da Copa do Mundo vai deixar em impostos?
Reforma Tributária5 dias agoReforma Tributária: maioria dos contadores ainda não tem estratégia definida
Contabilidade3 dias agoECF 2026 sem erros: Entenda a estrutura dos blocos e o novo Registro Y730





























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.