Chamadas
Senado comemora luta contra o racismo na próxima na segunda-feira (20/03)
O Senado promove na segunda-feira (20), às 9h, sessão especial para homenagear o combate ao racismo. A solenidade acontece a pedido do senador Paulo Paim (PT-RS), para destacar o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, que se comemora em 21 de março.
Em seu requerimento (RQS 47/2023), Paim lembra que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu essa data porque em 21 de março de 1960 ocorreu o chamado Massacre de Shaperville, na África do Sul. Nesse dia, 69 pessoas foram mortas e mais de 180 ficaram feridas após participar de um protesto contra uma lei que limitava os lugares onde os negros podiam andar.
Leia mais: Julgamento Sobre Abordagem Policial É Uma Chance Para Discutir O Racismo
A tragédia atraiu a atenção da opinião pública mundial para o apartheid — sistema de segregação racial que vigorou na África do Sul entre 1948 e 1994.
Candomblé
Paim também destaca que, nesse mesmo dia, 21 de março, será celebrado o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. A lei que instituiu essa data foi sancionada pelo presidente da República em janeiro.
Leia mais: CBF Define Punições Esportivas Para Casos De Racismo Em Competições Nacionais
Crime inafiançável
A Constituição de 1988 tornou a prática do racismo crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão. E recentemente foi sancionada a Lei 14.532, de 2023, que equipara a injúria racial ao crime de racismo. Mas Paim ressalta que, apesar dos avanços legislativos e da jurisprudência, a discriminação ainda persiste no Brasil.
Fonte: Agência Senado
INSS3 dias agoINSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas
Contabilidade3 dias agoNFS-e Via: Nova API simplifica consulta de alíquotas do ISS
Fique Sabendo3 dias agoNova regra do Fies Empreendedor terá cobrança de juros na carência
Contabilidade2 dias agoEFD-Contribuições e Reinf estão com os prazos vencendo. Confira!
Reforma Tributária2 dias agoRegulamentação do Imposto Seletivo é adiada e indefinição sobre alíquotas de 2027 preocupa
Contabilidade3 dias agoBurnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção
Contabilidade4 dias agoAntecipadas as etapas técnicas para implantação do CNPJ Alfanumérico
Fique Sabendo3 dias agoProrrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT
































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.