Chamadas
Termina na próxima 5ª Feira o prazo para aposentados pedirem empréstimo de 40%

Termina na próxima quinta-feira (31), o prazo para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) solicitarem o empréstimo consignado nos bancos com a possibilidade de 40% de desconto em folha de pagamento dos benefícios. 35% poderá ser feito com empréstimo em dinheiro e 5% com cartão.
Lembrando que a partir de janeiro de 2021, a margem total volta para 35%, incluindo o crédito em dinheiro e com cartão de crédito.

11 milhões de operações de crédito consignado foram realizadas entre janeiro e julho deste ano, totalizando R$ 62,79 bilhões em todo o país. Vale destacar que embora seja uma boa medida de liberação de mais crédito para aposentados, ação também representa risco de endividamento para essas pessoas.
Condições do empréstimo consignado até 31 de dezembro
Durante a pandemia do novo coronavírus, a margem do consignado aumentou para 40% do benefício do INSS. O percentual foi distribuído da seguinte forma:
35% do benefício pode ser destinado para o empréstimo pessoal consignado; e
5% do benefício para o cartão de crédito consignado.
Riscos do consignado com maior desconto
Um empréstimo é sempre complicado, porque é uma dívida que você vai ter por um bom tempo. Principalmente quando você é descontado em folha sem ter solicitado o empréstimo.
As complicações com o empréstimo consignado é umas das reclamações frequentes entre aposentados. Uma das principais queixas é o empréstimo realizado sem consentimento do consumidor. Também, os segurados denunciam juros abusivos e o chamado “rotativo” na modalidade de empréstimo via cartão.
O Procon orienta o beneficiários antes de contratar avalie todas as possibilidades para não fazerem o empréstimo e levar em consideração as propostas dentro de suas necessidades.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
INSS4 dias agoINSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas
Fique Sabendo4 dias agoNova regra do Fies Empreendedor terá cobrança de juros na carência
Contabilidade4 dias agoNFS-e Via: Nova API simplifica consulta de alíquotas do ISS
Contabilidade3 dias agoEFD-Contribuições e Reinf estão com os prazos vencendo. Confira!
Reforma Tributária3 dias agoRegulamentação do Imposto Seletivo é adiada e indefinição sobre alíquotas de 2027 preocupa
Contabilidade4 dias agoBurnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção
Contabilidade4 dias agoAntecipadas as etapas técnicas para implantação do CNPJ Alfanumérico
Fique Sabendo4 dias agoProrrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT

































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.