Chamadas
Aumento de 9,63 % nos planos de saúde individuais e familiares
No mês de abril os medicamentos tiveram o reajuste de 5,6% nos seus valores. A partir de maio, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) já definiu o reajuste nos planos de saúde. A ANS aprovou o reajuste máximo de até 9,63% tanto nos planos de saúde privados individuais quanto familiares.
O aumento foi superior à inflação acumulada de 12 meses até abril, de 4,18%. O aumento anunciado pela agência é 5,45 pontos percentuais acima do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do período. O percentual valerá para o período de maio de 2023 até abril de 2024.
A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) informou que diversos fatores influenciam no reajuste dos planos de saúde, como o aumento do preço de medicamentos e insumos médicos, o crescimento da utilização de recursos dos planos e incorporação de novas coberturas obrigatórias aos planos de saúde, como medicamentos e procedimentos.

Reajuste dos planos de saúde em 2022
Em 2022, a ANS estipulou como teto para o reajuste dos planos individuais o percentual de 15,50%, o mais alto da história da agência.
A justificativa para o aumento maior foi a compensação da redução que houve no ano anterior, de 8,19%. O reajuste do plano de saúde 2022 teve validade entre maio de 2022 a abril de 2023.
Mesmo sendo o percentual mais alto desde o ano 2000, o reajuste dos planos individuais foi bem inferior ao dos planos empresariais e coletivos por adesão, que subiram mais de 20%.
Leia também: Defesa Do Consumidor Discute Sobre Projeto Que Altera Planos De Saúde
Em geral, os usuários de planos empresariais tiveram 22% de reajuste, enquanto os de planos coletivos por adesão sofreram com 26%.
E os aumentos abusivos dos planos de saúde foram uma das principais causas de reclamações recebidas na ANS em 2022. Só para se ter uma ideia, em janeiro do ano passado houve 2.491 queixas relacionadas ao reajuste. Em agosto, esse número subiu para 3.228.
Fique Sabendo3 dias agoNova regra do Fies Empreendedor terá cobrança de juros na carência
Contabilidade3 dias agoNFS-e Via: Nova API simplifica consulta de alíquotas do ISS
Contabilidade3 dias agoBurnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção
INSS2 dias agoINSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas
Fique Sabendo3 dias agoProrrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT
Contabilidade2 dias agoEFD-Contribuições e Reinf estão com os prazos vencendo. Confira!
Contabilidade3 dias agoAntecipadas as etapas técnicas para implantação do CNPJ Alfanumérico
Fique Sabendo3 dias agoNovo lote do PIS/Pasep é liberado nesta quarta. Veja regras e calendário





























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.