Chamadas
Ótima notícia para quem recebe o FGTS! Depósito extra ocorre em agosto
Muitos podem não saber, porém, anualmente, milhares de cidadãos brasileiros recebem uma grana extra depositada no seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A Caixa Econômica Federal será a responsável por fazer os pagamentos dos rendimentos obtidos pelo fundo em 2022.
Assim como nos últimos anos, em 2023, o governo irá distribuir o lucro do FGTS entre os cotistas. Os valores que são depositados no fundo mensalmente pelos empregadores, ficam aplicados na conta, de modo que o governo utiliza o dinheiro para obter rendimentos que, por sua vez, são repassados aos trabalhadores anualmente.
São contemplados pela distribuição do lucro, todos aqueles que atuam ou já atuaram sob o regime do FGTS, que tinham saldo em suas conas atreladas ao fundo até 31 de dezembro de 2022. Ou seja, basta que a pessoa possuísse algum valor presente no FGTS na referida data para receber o repasse do valor extra.
Valor e data de pagamento do lucro do FGTS
Ainda não há uma data oficial para o depósito do lucro do FGTS, visto que o Conselho Curador do fundo ainda precisa fazer toda a contabilidade dos rendimentos do ano anterior. Nesta linha, ainda será definido e divulgado o valor exato do lucro, e quando o recurso será disposto aos cotistas este ano.
Contudo, a própria lei já indica uma data limite para que os valores sejam repassados aos brasileiros. Conforme a parte da legislação brasileira que regula o tema, a distribuição do lucro do FGTS deve ocorrer até no máximo 31 de agosto, de maneira que o repasse costuma ser concedido entre julho e o referido mês.
No momento, também não é possível dizer o quanto exatamente será depositado para cada trabalhador. Contudo, vale adiantar que quanto maior for saldo da conta no dia 31 de dezembro de 2022, mais o cotista recebe da distribuição dos rendimentos do FGTS.
Vou poder sacar o recurso assim que ele for depositado?
Infelizmente não! Isto porque, a distribuição dos rendimentos não altera as regras de saque do FGTS, ou seja, para acessar a fatia do lucro, ou qualquer outro valor depositado no fundo, será preciso se enquadrar em alguma das situações que viabilizam o resgate do dinheiro.
Por norma, os valores do FGTS somente podem ser sacados em situações específicas, previstas por lei. Veja as principais ocasiões em que a pessoa estará habilitada a movimentar o saldo do fundo:
- Em casos de demissão sem justa causa;
- Na aposentadoria;
- Quando o cotista completa 70 anos de idade;
- Através do saque-aniversário (para adeptos);
- Em casos de demissão consensual;
- Quando o trabalhador está há 3 anos desempregado (sem registro na carteira);
- Na rescisão de contratos de trabalho com prazo determinado;
- No caso de rescisões por falência da empresa;
- Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
- Em casos de calamidade pública;
- Na aquisição da casa própria;
- Para o pagamento total ou parcial das prestações de financiamento habitacional;
- Quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV;
- Quando o trabalhador ou seu dependente estiver com câncer;
- Quando o trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal;
- Em casos de falecimento do cotista titular (saque caberá aos herdeiros).
INSS4 dias agoINSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas
Reforma Tributária3 dias agoRegulamentação do Imposto Seletivo é adiada e indefinição sobre alíquotas de 2027 preocupa
Contabilidade4 dias agoNFS-e Via: Nova API simplifica consulta de alíquotas do ISS
Fique Sabendo4 dias agoNova regra do Fies Empreendedor terá cobrança de juros na carência
Contabilidade3 dias agoEFD-Contribuições e Reinf estão com os prazos vencendo. Confira!
Contabilidade4 dias agoBurnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção
Fique Sabendo4 dias agoProrrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT
Contabilidade4 dias agoAntecipadas as etapas técnicas para implantação do CNPJ Alfanumérico

































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.