Fique Sabendo
Governo lança novas regras para o crédito do trabalhador com garantia do FGTS
Empregadores deverão informar percentuais oferecidos em garantia, registrar descontos no eSocial e realizar recolhimentos pelo FGTS Digital

O Ministério do Trabalho anunciou que, a partir de terça-feira, dia 23 de junho, os trabalhadores brasileiros contarão com uma nova facilidade para a obtenção de empréstimos.
Isso porque passará a vigorar a funcionalidade que permite a utilização de verbas trabalhistas e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia em operações do Crédito do Trabalhador. A contratação poderá ser feita diretamente pelos canais das instituições financeiras ou por meio da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).
Novas margens e garantias para os empregados
Com a mudança na sistemática, o leque de alternativas para os empregados que buscam crédito formal foi ampliado. Pelas regras estabelecidas, o trabalhador poderá empenhar até 35% de suas verbas rescisórias como garantia nas operações financeiras.
Além disso, o sistema permitirá o uso de até 10% do saldo total do FGTS e de até 100% do valor da multa rescisória do fundo, oferecendo lastro para juros potencialmente mais baixos.
Leia também:
- Receita abre consulta ao 2º lote de restituição do IR na terça-feira (23)
- Governo lança novas regras para o crédito do trabalhador com garantia do FGTS
- Profissionais contábeis são convocados a moldar novo modelo nacional de controle interno
- Como saber se o consórcio cabe no orçamento sem comprometer as finanças?
- PRIO3: veja o potencial de dividendos e o que analisar antes de investir na ação
Adaptação e novas obrigações para as empresas
A implementação da medida também vai exigir adequações por parte dos empregadores. As empresas passarão a ter novas obrigações acessórias para viabilizar o modelo. Será necessário acessar o Portal Emprega Brasil para consultar formalmente quais percentuais de verbas rescisórias foram oferecidos como garantia pelos seus funcionários.
A partir dessa consulta, os empregadores deverão realizar o lançamento dos descontos correspondentes no sistema eSocial e efetuar o respectivo recolhimento dos valores devidos por meio da plataforma do FGTS Digital.
Regulamentação final
De acordo com a pasta do Trabalho, o processo operacional ainda receberá os ajustes finais antes de sua estreia.
O governo informou que as normas complementares e os detalhamentos técnicos necessários para o perfeito funcionamento da medida serão publicados oficialmente até a data em que a funcionalidade for disponibilizada ao público.
Contabilidade2 dias agoComo pagar menos imposto legalmente com as novas regras de 2026
INSS2 dias agoPrevidência atualiza índices do INSS
CLT2 dias agoComo funciona a jornada de trabalho meio período e quais os direitos
CLT2 dias agoDemissão e doença do trabalho: veja as regras e saiba quando a dispensa é ilegal
Contabilidade2 dias agoComo a tecnologia pode reduzir os erros no seu fechamento fiscal
MEI1 dia agoGoverno quer reajuste só para MEI, mas Câmara exige incluir todo o Simples Nacional
INSS23 horas agoAposentadoria em 2026: casos que permitem se aposentar antes dos 60 anos
Fique Sabendo3 dias agoAbono salarial bloqueado: saiba o que fazer se o PIS/Pasep não caiu na conta
































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.