Fique Sabendo
FGTS terá liberação para quitar dívidas e saques a partir do dia 25
De acordo com as regras, será permitida a utilização de até 20% do saldo total da conta ou o valor fixo de R$ 1 mil

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou um cronograma decisivo para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na última semana de maio, com medidas que podem injetar mais de R$ 16 bilhões na economia.
A partir do dia 25, os trabalhadores brasileiros poderão consultar o saldo disponível para utilização no programa Novo Desenrola, iniciativa voltada à renegociação de dívidas em atraso.
De acordo com as regras estabelecidas, será permitida a utilização de até 20% do saldo total da conta ou o valor fixo de R$ 1 mil — valendo sempre o que for maior — para a amortização ou quitação de débitos.
O processo de operacionalização envolve uma triangulação direta: após a consulta e o acordo, os bancos têm até 30 dias para formalizar os contratos e registrar os dados na Caixa Econômica Federal, que realizará a transferência dos recursos diretamente à instituição credora. A expectativa é que o programa movimente R$ 8,2 bilhões em ativos do fundo.
Atualmente, a Caixa trabalha na finalização da integração dos sistemas. Na última terça-feira (13), o banco disponibilizou às instituições financeiras o suporte técnico necessário para conectar as plataformas de negociação. O MTE faz um alerta importante: os valores destinados a esse processo podem desaparecer temporariamente do saldo visível no aplicativo nos dias que antecedem a liberação, devido ao processamento interno dos dados.
Leia também:
- Motoristas sem multas poderão renovar a CNH de forma automática
- Imposto do Pecado chega em 2027; veja o que ficará mais caro
- Brasileiro trabalha 150 dias por ano só para pagar impostos, aponta estudo
- Idosos terão desconto na compra de carro zero? Entenda o que prevê o projeto de lei
- Transição do ISS: Como a nova dinâmica afeta o setor de serviços
Saque complementar beneficia demitidos
Logo no dia seguinte, 26 de maio, entra em vigor uma segunda frente de liberação. Mais de 10,5 milhões de trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário e foram demitidos sem justa causa entre 2020 e 2025 receberão valores complementares em suas contas. A medida, amparada pela Medida Provisória nº 1.331/2025, prevê um desbloqueio adicional de R$ 8,4 bilhões.
O depósito ocorrerá de forma automática nas contas cadastradas no aplicativo oficial do FGTS. Contudo, o governo ressalta que valores já comprometidos em operações de antecipação do saque-aniversário, contratadas anteriormente como empréstimos junto aos bancos, permanecerão bloqueados conforme os contratos vigentes.
Contabilidade2 dias agoEmpregadores têm até 14 de agosto para enviar declarações da RAIS
Contabilidade5 dias agoContador era o braço operacional de esquema bilionário de combustíveis ligado ao PCC
Contabilidade2 dias agoTransição do ISS: Como a nova dinâmica afeta o setor de serviços
CLT3 dias agoNova lei muda tudo sobre a abertura de comércios e supermercados nos feriados
Sem categoria4 dias agoCSLL: o impacto do tributo no caixa e na sobrevivência das microempresas
CLT4 dias agoCom o fim da escala 6×1 em debate, como fica o seu horário de almoço?
Reforma Tributária2 dias agoEntenda a nova briga entre estados e municípios pelo dinheiro do IBS
MEI4 dias agoGoverno planeja reajuste gradual no limite do MEI até 2028






























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.