Chamadas
STF dá início ao julgamento referente à “revisão da vida toda”
Hoje, sexta-feira, dia 11, terá início no Supremo Tribunal Federal (STF) a análise do recurso apresentado pelo INSS sobre a revisão da vida toda na aposentadoria.
O julgamento irá examinar o recurso solicitado pelo INSS referente à reavaliação da totalidade do histórico de contribuições para aposentadoria.
Desde o dia 28 de julho, os processos estão interrompidos devido à decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
O ministro acatou a solicitação do INSS para suspender o andamento dos processos até que o recurso seja deliberado pelo tribunal.
Atualmente, há 24.663 casos relacionados à revisão da vida toda em andamento nos tribunais. Dentro desse número, 10.768 casos foram protocolados neste ano. Essas informações são provenientes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O julgamento ocorrerá no formato de plenário virtual, ocorrendo do dia 11 ao dia 21 de agosto. O ministro Moraes é o responsável por relatar o processo e será o primeiro a apresentar seu parecer.
O objetivo do INSS é mitigar os efeitos da revisão da vida toda que foi autorizada pelo STF.
Atrasados anteriores a 13 de abril de 2023
O INSS está resistindo ao pagamento de valores retroativos anteriores a 13 de abril de 2023, que é a data em que o acórdão referente à revisão foi oficialmente divulgado pelo STF.
A instituição governamental sustenta a posição de que a revisão deveria resultar em um aumento no valor mensal do benefício e na quitação dos valores atrasados apenas a partir dos meses subsequentes a abril deste ano. Atualmente, as normas permitem o pagamento de atrasados pelos últimos cinco anos.
Devido aos montantes significativos envolvidos, alguns desses valores em atraso estão se tornando precatórios.
Nesse contexto, o INSS reforçou o argumento de que somente aqueles que começaram a receber a aposentadoria nos últimos dez anos deveriam ter o direito de buscar a revisão.
Contudo, essa diretriz já está em conformidade com a decisão estabelecida pelo STF.
Leia Também: Entenda A Revisão Da Vida Toda Do INSS Validada Pelo STF
Divisor mínimo
O INSS também está pleiteando a implementação de um divisor mínimo para a fórmula de cálculo nas revisões de aposentadorias.
O divisor mínimo requerido corresponde a 108 meses (ou 9 anos). A instituição argumenta que esse mecanismo visa evitar que os aposentados alcancem benefícios mais elevados ao considerar um menor número de contribuições, o que resultaria no aumento da média do benefício.
INSS3 dias agoINSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas
Fique Sabendo3 dias agoNova regra do Fies Empreendedor terá cobrança de juros na carência
Contabilidade3 dias agoNFS-e Via: Nova API simplifica consulta de alíquotas do ISS
Contabilidade3 dias agoBurnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção
Contabilidade2 dias agoEFD-Contribuições e Reinf estão com os prazos vencendo. Confira!
Contabilidade3 dias agoAntecipadas as etapas técnicas para implantação do CNPJ Alfanumérico
Fique Sabendo3 dias agoProrrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT
Reforma Tributária2 dias agoRegulamentação do Imposto Seletivo é adiada e indefinição sobre alíquotas de 2027 preocupa






























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.