Assinantes Jornal Contábil
Não será mais permitido emitir NF-e para compradores/contribuintes do ICMS em situação irregular junto ao fisco
Com base no decreto N.º 45.267 de 01 de Junho de 2015, a SEFAZ-RJ passará a recusar a partir de agosto todas as NF-e que forem destinadas a contribuintes do ICMS que estejam em situação de irregularidade fiscal perante o Estado.
Caso a nota seja rejeitada após o retorno da autorização do fisco, o contribuinte que emitiu a NF-e poderá:
- Primeiramente, consultar a situação cadastral da empresa através do link: https://www.fazenda.rj.gov.br/projetoCISC/;
- Se a situação cadastral do destinatário constar como Impedido, ele deverá procurar a Repartição Fiscal a qual sua empresa esteja vinculada para regularização de sua situação;
- Se a situação cadastral do destinatário constar como Baixado ou Suspenso e for Prestador de Serviço que deixou de ser contribuinte do ICMS, a NF-e deverá ser emitida apenas informando-se o CNPJ do destinatário sem que seja informada a Inscrição Estadual (IE).
Veja o Manual de explicação do decreto em questão, no qual é possível entender melhor cada particularidade da denegação feita pelo Fisco.
Blog Nasajon
INSS3 dias agoINSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas
Fique Sabendo3 dias agoNova regra do Fies Empreendedor terá cobrança de juros na carência
Contabilidade3 dias agoNFS-e Via: Nova API simplifica consulta de alíquotas do ISS
Contabilidade3 dias agoBurnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção
Contabilidade2 dias agoEFD-Contribuições e Reinf estão com os prazos vencendo. Confira!
Contabilidade3 dias agoAntecipadas as etapas técnicas para implantação do CNPJ Alfanumérico
Fique Sabendo3 dias agoProrrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT
Reforma Tributária2 dias agoRegulamentação do Imposto Seletivo é adiada e indefinição sobre alíquotas de 2027 preocupa

































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.