Chamadas
Secretaria de Saúde alerta a população para o diagnóstico precoce de câncer no Tocantins
Com a proximidade do Dia Mundial de Combate ao Câncer, 4 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reforça o alerta para que a população tocantinense amplie os cuidados e faça periodicamente o diagnóstico precoce da doença. Somente em 2022, foram registrados 981 novos casos de câncer no Tocantins, sendo 398 em homens e 583 em mulheres. O público feminino é acometido principalmente pelos cânceres de colo de útero e de mama; e o masculino pelo câncer de próstata.
Um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que ocorrerão no Brasil, 704 mil novos casos de câncer a cada ano durante o triênio 2023-2025. Segundo o médico oncologista do Ambulatório de Oncologia do Hospital Geral de Palmas (HGP), Lucas Guglieimi, o desenvolvimento da doença pode ser resultado de múltiplos fatores. “O fumo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a falta de atividade física, alimentação inadequada e o envelhecimento natural do corpo humano são algumas das causas”, pontua.
O médico ressalta que, apesar dos números de mortes serem altos, muitos óbitos poderiam ser evitados se o diagnóstico fosse realizado precocemente. “Quanto mais cedo for feita a detecção do problema, mais simples é o tratamento e maiores são as chances de cura do paciente, por isso é importante realizar os exames de rastreio periodicamente e estar atento aos sinais que o corpo dá, diante de qualquer alteração buscar ajuda médica o mais breve possível”, destaca Lucas Guglieimi.
O gerente da Rede Oncológica da SES-TO, Rodrigo Cândido de Souza, reforça o caráter educativo do Dia Mundial de Combate ao Câncer. “Conhecer os fatores de risco e as consequências dos maus hábitos pode inspirar mudanças e mobilizar ações contínuas em busca de uma melhor qualidade de vida”, afirma.
Leia mais: Mortalidade prematura por Câncer no Brasil deve ser reduzida até 2030
Atendimentos gratuitos
No Tocantins, o Sistema Único de Saúde (SUS) viabiliza atendimentos gratuitos de quimioterapia, radioterapia, braquiterapia, cirurgia oncológica e cuidados paliativos para pacientes com câncer, ofertados nas Unidades Básicas de Saúde. Sob a gestão da SES, mais de 1.800 pessoas passaram por tratamentos na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Regional de Araguaína (HRA) e do Hospital Geral de Palmas (HGP), somente em 2022.
A paciente Silva Santana Cabral, de 50 anos, é uma das beneficiadas com o tratamento no Tocantins. “Tenho lutado contra o câncer desde 2009. Não é fácil esse processo, mas nunca perdi a esperança. Recebi todo meu tratamento pelo SUS, aqui mesmo no nosso Estado, o que facilitou esse período doloroso, pois não preciso ficar longe da minha família. O tratamento tem me dado a oportunidade de viver e eu agradeço a Deus por isso”, expressa.
Fonte: Governo do Estado do Tocantins
INSS3 dias agoINSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas
Fique Sabendo3 dias agoNova regra do Fies Empreendedor terá cobrança de juros na carência
Contabilidade3 dias agoNFS-e Via: Nova API simplifica consulta de alíquotas do ISS
Contabilidade3 dias agoBurnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção
Contabilidade2 dias agoEFD-Contribuições e Reinf estão com os prazos vencendo. Confira!
Contabilidade3 dias agoAntecipadas as etapas técnicas para implantação do CNPJ Alfanumérico
Fique Sabendo3 dias agoProrrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT
Fique Sabendo3 dias agoNovo lote do PIS/Pasep é liberado nesta quarta. Veja regras e calendário































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.