Direito
Trabalhadoras que denunciarem assédio podem ganhar estabilidade no emprego
Conheça o projeto da Câmara dos Deputados que visa proteger trabalhadoras vítimas de assédio sexual no ambiente profissional.

O assédio sexual no ambiente profissional é um dos maiores medos das trabalhadoras brasileiras, infelizmente muitos casos acabam não sendo denunciados por medo de demissão, que pode ocasionar prejuízos financeiros e profissionais para as vítimas.
O Projeto de Lei Complementar 158/24 tem como finalidade a garantia de estabilidade no emprego da trabalhadora denunciante de assédio no ambiente de trabalho por 6 meses, contados do registro do boletim de ocorrência.
Caso a proposta seja aprovada, a segurança das mulheres vai aumentar, reprimindo a ação de criminosos e protegendo as mulheres. O projeto ainda precisará ser analisado por algumas comissões.
O Projeto que garante estabilidade para trabalhadora que denuncia assédio sexual
O PLP 158/2024 é de autoria da deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), a parlamentar destaca que as vítimas de assédio, em algumas situações, acabam sendo punidas por denunciarem os crimes e que o projeto vai evitar que isso aconteça.
“As vítimas, muitas vezes, enfrentam retaliações, demissões arbitrárias ou são obrigadas a pedir demissão, temendo a exposição, o isolamento ou a falta de apoio após denunciarem os abusos”, diz a deputada”, afirma Rogéria Santos
Segundo o texto, quando a permanência da vítima no emprego não for a melhor opção, a estabilidade deverá ser convertida em indenização por rescisão do contrato por prazo indeterminado, paga em dobro, como uma forma de compensação.
No caso de uma denúncia falsa comprovada, a trabalhadora será demitida por justa causa e pode responder pela criminalmente
Leia também:
- Fibromialgia dá direito a benefício do INSS? Conheça os requisitos e saiba como comprovar
- Risco do salário “por fora”: prática ilegal traz prejuízos a curto e longo prazo
- INSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas
- Novo lote do PIS/Pasep é liberado nesta quarta. Veja regras e calendário
- Prorrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT
Dados sobre casos de assédio
Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o número de ações sobre assédio sexual na Justiça do Trabalho cresce 35% entre 2023 e 2024. Confira o número de novos casos na Justiça do Trabalho envolvendo assédio sexual:
- 2020: 5.446
- 2021: 6.854
- 2022: 5.771
- 2023: 6.367
- 2024: 8.612
Segundo o CNJ, assédio é “Toda conduta de conotação sexual praticada contra a vontade de alguém pode ser considerada assédio sexual no trabalho. Ele pode se manifestar por meio de palavras, gestos, contatos físicos ou qualquer outro meio que perturbe ou constranja a pessoa ou crie um ambiente intimidativo ou hostil, independentemente da intenção do agente e da posição hierárquica das pessoas envolvidas”.
Tramitação
O Projeto de Lei Complementar 158/2024 será ser analisado pelas seguintes comissões:
- de Defesa dos Direitos da Mulher;
- do Trabalho;
- e de Constituição e Justiça e de Cidadania; e
- pelo Plenário.
Além da Câmara, para virar lei, o projeto que visa proteger a vítima de assédio sexual contra possíveis retaliações ou perda de seu emprego após a denúncia também deverá ser analisado pelo Senado.
MEI 360: O sistema do Jornal Contábil é ideal para revolucionar a gestão do seu negócio! Conheça Agora
Reforma Tributária5 dias agoConheça as opções de tributação que a Reforma trouxe para as empresas do Simples Nacional
Contabilidade5 dias agoSenado simplifica regime tributário de profissionais liberais
Contabilidade5 dias agoComo a inteligência artificial está redefinindo a profissão contábil
Imposto de Renda4 dias agoEvite multas: veja as regras e novidades da Declaração do ITR 2026
Contabilidade5 dias agoO que configura crime fiscal e como manter a regularidade na sua empresa
Contabilidade4 dias agoFGTS Digital ficará indisponível para manutenção
Auxílios do Governo4 dias agoBenefício de R$ 300 por mês abre novo lote de cadastro para mães elegíveis
Contabilidade4 dias agoECF: publicado o manual do leiaute 12 com novas tabelas dinâmicas
































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.