Destaques
ISS na base de cálculo do PIS e da COFINS

Indústrias, comércio, varejo, todos os contribuintes do ICMS estão comemorando e você, empresa prestadora de serviços, que recolhe o ISS, vai ficar só olhando?
Mesmo antes das alterações trazidas pela lei 12.973/14, o Fisco sempre entendeu que o ISS e o ICMS compunham a base de cálculo do PIS e da COFINS. No entanto, após 20 anos de batalha, o STF levantou os braços do contribuinte, dando a ele a vitória por nocaute.
- CONTRIBUINTES 1 x 0 FISCO
A luta acabou, mas a batalha continua…
Assim como o ICMS, o ISS também não integra o conceito de faturamento, por se tratar de valor que, embora cobrado pela empresa prestadora pelos seus serviços, é repassado ao fisco municipal, configurando apenas um “trânsito contábil”.
O Tema – Inclusão do ISS na base de cálculo do PIS e da COFINS – está em repercussão geral, conclusos com o relator desde 2012 e poderá ser pautado e julgado a qualquer momento.
- O ISS NÃO DEVE SER INCLUÍDO NA BASE DO PIS/COFINS
Causou espanto a quantidade de processos que estavam aguardando o julgamento do Supremo para o ICMS, apenas 10 mil. Por isso, quando o processo foi pautado (09/03), houve uma correria e um desespero por parte dos contribuintes, para ingressarem com a ação e não ficarem de fora do pedido de ressarcimento (recuperar os últimos 5 anos).
ATENÇÃO prestadores de serviços: se organizem, separem os documentos necessários, não esperem o processo ser pautado, lute pelos seus direitos, pois, legalmente, o ISS não deve ser incluído na base de cálculo do PIS e da COFINS, e a possibilidade do placar ficar 2 x 0 é enorme.
Via Molina advogados
Reforma Tributária5 dias agoConheça as opções de tributação que a Reforma trouxe para as empresas do Simples Nacional
Contabilidade5 dias agoSenado simplifica regime tributário de profissionais liberais
Contabilidade4 dias agoComo a inteligência artificial está redefinindo a profissão contábil
Contabilidade4 dias agoO que configura crime fiscal e como manter a regularidade na sua empresa
Imposto de Renda4 dias agoEvite multas: veja as regras e novidades da Declaração do ITR 2026
Contabilidade4 dias agoECF: publicado o manual do leiaute 12 com novas tabelas dinâmicas
Contabilidade4 dias agoFGTS Digital ficará indisponível para manutenção
Simples Nacional4 dias agoComo abrir seu CNPJ em 2026 sem erro ou dor de cabeça
































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.