Contabilidade
Publicação orienta gestores sobre as demonstrações contábeis.
Visando orientar os gestores municipais e ser fonte atualizada de informações contábeis, o Conselho Nacional de Contabilidade Municipal (CNCM) publicou, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a primeira edição do livro Demonstrações Contábeis Municipais (DCASP): teoria e prática.

Além de trazer os fundamentos normativos da contabilidade pública brasileira presentes tanto nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP) — Estrutura Conceitual da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, editada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) —, como no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). O livro apresenta os modelos de DCASP e de notas explicativas extraídas das demonstrações contábeis elaboradas pelos próprios membros do Conselho Nacional, que atuam tanto nas capitais como nos Municípios de até 50 mil habitantes.
A próxima edição do livro deve abordar os procedimentos contábeis patrimoniais que devem ser adotados nos Municípios brasileiros. A expectativa é que este segundo livro esteja disponível também gratuitamente ainda este ano.
Leia também: Demonstrações Contábeis: Confira Quais São As Principais
CNCM
O Conselho Nacional de Contabilidade Municipal foi criado em março de 2022 pela CNM visando protagonizar o fortalecimento dos Municípios na temática contábil e assegurar a representação federativa dos Municípios. Isso tudo a partir de discussões que envolvam o processo de convergência da contabilidade municipal aos padrões contábeis internacionais e as questões orçamentárias, contábeis e fiscais deliberadas pelos órgãos reguladores, de fiscalização e de representação profissional. O CNCM é formado por 52 profissionais contábeis, 26 representando Municípios de grande porte (capitais) e 26 representando os Municípios até 50 mil habitantes.
A partir do mês de agosto de 2023, os membros do Conselho Nacional de Contabilidade Municipal vão promover reuniões remotamente na primeira quarta-feira de cada mês. Na oportunidade, serão tratados assuntos de interesse dos Municípios. Nos meses de maio e outubro toda a equipe estará mobilizada para acompanhar as discussões da Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação, na qual a Confederação Nacional de Municípios tem assento.
Fonte: Agência CNM de Notícias
Contabilidade4 dias agoe-BEF: Regras e obrigatoriedade da nova obrigação acessória
Contabilidade2 dias agoReceita reduz pela metade prazo para empresas confirmarem notas fiscais
Contabilidade4 dias agoContador para abrir CNPJ é necessário?
Imposto de Renda4 dias agoReceita faz pente-fino e cobra R$ 238 milhões de devedores do Imposto de Renda
INSS4 dias agoINSS inicia pagamentos da 2ª parcela do 13º para aposentados e pensionistas
Imposto de Renda3 dias agoReceita notifica quase 1 milhão de contribuintes por dívidas no IR
Contabilidade4 dias agoComissão da Câmara aprova fim do “cálculo por dentro” em tributos
Contabilidade5 dias agoSPED passa por transição de sistema nesta sexta (29) e altera navegação






























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.