Contabilidade
Publicado o Guia Prático da EFD ICMS IPI 3.2.3
Essa obrigação acessória busca promover a integração dos fiscos federal, estaduais e do Distrito Federal

O EFD ICMS IPI (Escrituração Fiscal Digital ICMS IPI), ou como é conhecido o SPED Fiscal, é um documento eletrônico que deve ser entregue mensalmente ao governo, pelas empresas contribuintes.
Com a criação do SPED Fiscal, foi excluída a necessidade de um documento físico, o que diminuiu o tempo de entrega e custos de armazenamento para os contribuintes, além de proporcionar mais segurança para a fiscalização do governo.
Guia Prático da EFD ICMS IPI 3.2.3
Publicada a versão 3.2.3 do Guia Prático da EFD-ICMS/IPI.
Leia também:
- Receita publica diretrizes para o Adicional da CSLL conforme Regras GloBE
- Publicado o Guia Prático da EFD ICMS IPI 3.2.3
- Aposentados e pensionistas vão ganhar R$ 2,1 bilhões da Justiça
- Governo estuda mudar regras do Simples e impacto pode ser bilionário
- Fisco estabelece Nota Técnica para simplificar e proteger emissão de NF-e
Quem deve fazer essa escrituração?
A Escrituração Fiscal Digital – EFD ICMS IPI é parte integrante do projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que busca promover a integração dos fiscos federal, estaduais e do Distrito Federal através de arquivos digitais.
A EFD é de uso obrigatório para todos os contribuintes do ICMS ou do IPI, podendo os mesmos serem dispensados desta obrigação, desde que a dispensa seja autorizada pelo fisco da unidade federada do contribuinte e pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.
Essa transmissão mensal tem a finalidade de apontar as movimentações sobre os impostos de ICMS e IPI sob o período condizente ao mês anterior, o qual geralmente viabiliza o dia 20 do mês subsequente como a data-limite para transmissão.
CLT2 dias agoPlataforma do Crédito do Trabalhador sai do ar e suspende novos créditos
Fique Sabendo5 dias agoReforma do Código de Trânsito pode ser a maior mudança na legislação desde 1997. Votação está marcada para julho
Reforma Tributária4 dias agoNovo sistema tributário pode criar uma avalanche de processos na Justiça
INSS4 dias agoNova medida tenta destravar a fila de espera do INSS
Contabilidade3 dias agoCoaf: o impacto da não entrega da Declaração de Não Ocorrência
MEI2 dias agoGoverno abre mega feirão de descontos. MEIs têm vantagens
Contabilidade2 dias agoReceita e CGIBS liberam regras da nova DeRE. Seu sistema está pronto?
Contabilidade3 dias agoReceita Federal moderniza regras do Adicional da CSLL



























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.